Páginas

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Bicorporidade e transfiguração e Bicorporidade










Estes dois fenômenos são variedades das manifestações visuais, e por maravilhosos que possam parecer à primeira vista, se reconhecerá facilmente, pelas explicações que deles se podem dar, que não saem da ordem dos fenômenos naturais. Repousam, um e outro, sobre o principio de que tudo o que foi dito sobre as propriedades do périspírito depois da morte se aplica ao perispírito dos vivos. Sabemos que, durante o sono, o espírito recobra parte da sua liberdade, quer dizer, se isola do corpo, e foi nesse estado que tivemos muitas vezes ocasião de observá-lo. Mas o espírito esteja o homem vivo ou morto, tem sempre o seu envoltório semimaterial que, pelas mesmas causas que descrevemos, pode adquirir a visibilidade e a tangilidade. Fatos bem positivos não podem deixar nenhuma dúvida a esse respeito; não citaremos senão alguns exemplos que são do nosso conhecimento pessoal e dos quais podemos garantir a exatidão, podendo cada um recolher fatos análogos consultados suas reminiscências.

Santo Antônio de Pádua estava na Espanha e enquanto ao pregava, seu pai, que estava em Pádua ia ao suplicio, acusado de uma morte. Nesse momento, Santo Antônio aparece, demonstra a inocência do pai e revela o verdadeiro criminoso que, mais tarde, sofre o castigo. Foi constatado que, nesse momento, santo Antônio não tinha deixado a Espanha.

                       Santo Afonso tendo sido evocado e interrogado por nós sobre o fato acima, eis as respostas que deu:

Poderias-nos das à explicação desse fenômeno?

                  Sim; o homem quando está completamente desmaterializado pela virtude, e elevou sua alma a Deus, pode aparecer em dois lugares ao mesmo tempo, e eis como: o espírito encarnado. Sentindo o sono chegar, pode pedir a Deus para se transportar a um lugar qualquer seu espírito, ou as almas, como quereis chamá-lo, abandona então seu corpo, seguido de uma parte do seu périspírito, e deixa a matéria imunda num estado vizinho da morte. Disse vizinho da morte, porque permanece no corpo um laço que liga o périspírito e a alma á matéria, e esse laço não podem ser definidos. O corpo aparece então no lugar pedido. Creio que isso é tudo o que desejais saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário