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segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A Doutrina Espírita



Espiritismo: A doutrina fundada sobre a crença da existência dos espíritos e de suas manifestações.
Espírita: O que tem relação com o Espírito, partidário do espiritismo; aquele que crê nas manifestações dos espíritos um bom, um mau; a “Doutrina Espírita”.

Espiritismo: No sentido geral da doutrina espírita. Os espíritos são seres inteligentes da criação, que povoam o universo fora do mundo material, e que constituem o mundo invisível. Não são seres de uma criação particular, mas as “Almas” daqueles que viveram sobre a terra ou em outras esferas e que deixaram o seu envoltório material.
Médium: Pessoa podendo servir de intermediária entre o espírito e os homens.

Périspírito: Envoltório semimaterial do espírito nos encarnados. Serve de laço ou intermediário entre o espírito e a matéria; Nos espíritos errantes, constitui o corpo fluídico do espírito.
Reencarnação: Retorno do espírito à vida corporal, pluralidade das existências.

                       Espiritismo:

Para se proceder no ensino do espiritismo, como se o faria nas ciências ordinárias, seria preciso passar em revista toda a série de fenômenos que podem se produzir começando pelo mais simples e alcançando sucessivamente os mais complicados; Ora é o que não se pode, porque seria impossível fazer um curso espiritual experimental como se faz um curso de física e química. Nas ciências naturais opera-se sobre a matéria bruta que manipula a vontade, e se está quase certo de poder regular seus efeitos: No espiritismo, trata-se com inteligências que tem sua liberdade, e nos provam a cada instante, que não se submetem aos nossos caprichos; É preciso, pois, observar, esperar os resultados e apanhá-los de passagem; Também dissemos claramente que todo aquele que se gabasse de obtê-los à vontade, não pode ser senão um ignorante ou um impostor: Por isso ao espiritismo verdadeiro não se porá jamais em espetáculo, e jamais subirá ao palco. Há mesmo alguma coisa de ilógico em supor que os espíritos vêm desfilar e se submeter à investigação como objetos de curiosidade. Os fenômenos, portanto, podem faltar quando deles se tem necessidade, ou se apresentar de maneira diferente daquela que se deseja. Ajuntemos, ainda, que, para obtê-los, é preciso pessoas dotadas de faculdades especiais, e que essas faculdades variam ao infinito; Ora, como é extremamente raro que a mesma pessoa tenha todas as aptidões, há uma dificuldade a mais, porque seria preciso Ter sempre sob a mão uma verdadeira coleção de médiuns o que não é possível.

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